ATLAS.ti na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

December 5, 2014

Autora: Dra. Denise Pires

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, vem desenvolvendo uma disciplina de pesquisa com ênfase na discussão da utilidade do Software ATLAS.ti para a análise de dados em pesquisa qualitativa.

A disciplina “Tecnologia, inovação tecnológica e sua aplicação no processo de pesquisa” é ministrada pela professora Dra. Denise Elvira Pires de Pires a alunos dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem, e foi desenvolvida no primeiro semestre de 2013 e em dois semestres em 2014. A quarta edição da disciplina ocorrerá no primeiro semestre de 2015.

Foto 1: Alunos e professora da Disciplina, 2014/01

Foto 1: Alunos e professora da Disciplina, 2014/01

Foto 2: Alunos e professora da Disciplina, 2014/02.

Foto 2: Alunos e professora da Disciplina, 2014/02.

Os objetivos da disciplina são propiciar uma reflexão crítica acerca da utilização da inovação tecnológica no processo de pesquisa; e conhecer os recursos do software ATLAS.ti, sua utilidade, potencialidades e limites para análise de dados em pesquisas qualitativas.

Foto 3: Alunos e professora da disciplina 2014/02

Foto 3: Alunos e professora da disciplina 2014/02

A partir da discussão acerca dos conceitos de tecnologia e inovação tecnológica, da utilidade da aplicação da inovação tecnológica na pesquisa, e dos desafios da análise de dados em pesquisa qualitativa, os alunos estudam o software ATLAS.ti e são estimulados a refletir sobre a sua utilidade. As aulas incluem a experimentação do uso do software e a aplicação dos seus principais recursos, como: a criação de hermeneutic units, a inserção de primary documents, a elaboração de codes, a seleção de quotations, a criação de families, memos e networks, a realização de output do material codificado e os diversos mecanismos de salvamento.

Ao todo, já cursaram a disciplina, mais de 45 alunos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem e de áreas afins, originários de diversas Universidades do Brasil e de outros países. A disciplina tem proporcionado troca de experiências em pesquisa, com avaliação muito positiva no que diz respeito à utilidade/aplicabilidade do software em pesquisas qualitativas.

Foto 4: Exercício de conclusão da disciplina, 2014/02.

Foto 4: Exercício de conclusão da disciplina, 2014/02.

Foto 5: Exercício de conclusão da disciplina, 2014/02.

Foto 5: Exercício de conclusão da disciplina, 2014/02.

Autora:

A Dra. Denise Pires é profesora do Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Ela tem um doutorado em Ciências Sociais e Pós-Doutorado na University of Amsterdam.  A Dra. Pires é também conselheira do Conselho Regional de Enfermagem da Santa Catarina.  Ver aqui a su pagina en Google Scholar e aqui o trabalho apresentado pela Dra. Pires no congreso internacional do ATLAS.ti, em Berlin, em 2013.

Share this Article